O sistema urinário é responsável por produzir, armazenar e expelir a urina.
Os seus principais órgãos são:
As principais doenças ou distúrbios urológicos são:
Alguns problemas urológicos são de curta duração, mas outros são de longa duração.
Uma infeção do trato urinário pode ocorrer em diferentes pontos:
A cistite é a infeção mais comum da bexiga ou do trato urinário inferior.
É causada por bactérias que entram na uretra e depois na bexiga. Na maioria dos casos, as bactérias são eliminadas na urina, mas por vezes podem fixar-se na parede da uretra ou da bexiga e multiplicar-se, causando uma infeção urinária.
Normalmente, a bactéria que causa a infeção é a Escherichia coli (E. coli), que se encontra no aparelho digestivo. Outras bactérias que podem causar cistite são as espécies Klebsiella, Proteus ou Enterobacter.
A cistite tende a ser mais comum nas mulheres devido à sua anatomia, uma vez que a sua uretra é mais curta e mais próxima do ânus do que a dos homens. Estima-se que 50% das mulheres terão uma infeção urinária pelo menos uma vez na vida. E muitas vezes é um problema recorrente.
Uma das causas mais comuns são as relações sexuais. Aproximadamente 80% das infeções urinárias ocorrem após a relação sexual.
As pedras nos rins (também designadas por nefrolitíase ou urolitíase) são depósitos duros de minerais e sais que se formam no interior dos rins. Em geral, ocorre quando a urina se torna concentrada, permitindo que os minerais se cristalizem e se aglutinem.
As causas das pedras nos rins são diversas, entre as quais estão:
As pedras nos rins podem afetar qualquer parte do trato urinário, desde os rins até à bexiga.
Os problemas de controlo da bexiga afetam a forma como uma pessoa retém ou liberta a urina. Uma pessoa tem incontinência urinária quando a urina sai involuntariamente.
A hiperplasia prostática benigna é o aumento da glândula prostática nos homens.
Pode causar sintomas urinários incómodos:
As pedras nos rins podem afetar qualquer parte do trato urinário, desde os rins até à bexiga.